Thursday, August 26, 2010

PREPARANDO-ME PARA RECEBER AS PROMESSAS DE DEUS (PARTE II)


Hoje continuaremos a falar da vida de José e de todo o processo de transformação que temos de viver, para podermos alcançar as promessas de Deus. Que Deus vos incomode.


5. Provado para ser aprovado  
Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam. Tiago 1:12  (Versão Nova Tradução Linguagem Hoje)

“bom e fiel servo”. Um homem de Deus é humilde e é servo, mas é também fiel em todas as circunstâncias. José tinha passado já por varias etapas. Dependência, humildade, Serviço. Deus foi-lhe dando e retirando ao mesmo tempo. Nunca lhe dando tudo, nunca lhe retirando tudo. Deus foi doseando tudo o que era dado a José. 
A certa altura Deus pensou, bom, agora que lhe ensinei a depender de mim, a ser humilde e a servir a mim e ao próximo, chegou a hora de o testar novamente e perceber se ele aprendeu a lição. De nada nos servem todas as qualidades se o nosso coração não estiver no lugar certo. Deus precisava garantir que José ainda estava com Ele. É muito fácil esquecermos quem nos ajudou quando chegamos ao topo. E naquele momento José achava que estava seguro. Então Deus permitiu que a sua historia mudasse, novamente. Entra em cena a mulher de Potifar e diariamente tenta José e lhe pede que se deite com ela. (Gn 39:7,10) José recusou-se e invocou dois motivos: fidelidade ao seu patrão e ao seu Deus. (Gn 39:9)

Bom e fiel servo. José não se esquecera quem o colocara ali, José não se esquecera nem de Deus nem dos princípios que este lhe vinha ensinando. José permanecia dependente de Deus, humilde, servo e fiel.

6. Na prisão tornamo-nos livres

Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. João 13:7

Ás vezes não compreendemos porque certas coisas nos acontecem. Quando conseguimos um emprego novo fantástico e ainda por cima somos prósperos no que fazemos dizemos logo que foi Deus quem nos abençoou. Mas quando tudo muda e somos despedidos injustamente por algo que não fizemos, aí já foi o diabo!

A Bíblia diz que não há um cabelo sequer que caia da nossa cabeça sem que Deus o permita.  Diz também que Ele não nos dá mais do que aquilo que conseguimos suportar. Então, pensemos um pouco. Foi Deus que colocou José na casa de Potifar, foi também Deus que o capacitou para aquele ofício e foi também Deus que o fez prosperar. Então se foi Deus quem lhe deu tudo aquilo, só Deus lho poderia tirar. 
Lembrem-se que José pastoreava ovelhas em casa de seu pai. Ele era um simples pastor, não percebia nada de gestão. Nunca tinha sido mordomo na vida. Por aí vemos que quem lhe deu aquele emprego foi claramente Deus. A nossa vida pertence a Deus. Quando decidimos depender totalmente Dele, o controlo da nossa vida deixa de estar nas nossas mãos. E é difícil deixar de ter esse controlo, oh como é difícil!

Quando começamos a viver nessa dimensão, em que Deus é o nosso provedor, em que Deus é o único que controla os acontecimentos, começamos a ver as coisas acontecerem de maneira sobrenatural. José nunca tinha feito nada na vida a não ser pastorear, no entanto Deus o colocou como mordomo da casa de Potifar. Deus estava a preparar José em todos os sentidos, não só para O servir, mas para o elevadíssimo cargo que este teria no Egipto anos mais tarde. Vemos de forma maravilhosa que todas as coisas concorreram para o seu bem, porque ele amava o Senhor. (Rm 8:28)

Gostava de fazer aqui um parêntesis. Tal como José muitos de nós têm um chamado para fazer algo importante no Reino. Aquilo que muitos não entendem é que antes de serem pastores, evangelistas, profetas, ou o que quer que seja que Deus os tenha chamado a ser, terão de passar por um processo de crescimento, de conhecimento, de morte, para que então um dia possam desempenhar essa função com toda a sabedoria que Deus lhes conceder. (Rm 9:23)

Até chegares à tua meta, há muita coisa que irás fazer. Muitos não entendem quão poderoso é o nosso Deus. Ele não é limitado pelas nossas fraquezas. O que significa que ainda que tu não estejas bem a ver como é que vais ser o que Ele disse que serias, Ele sabe bem como te vai fazer chegar lá. Ele soube fazê-lo com José, ou não?

Mas o crescimento também depende de nós. José ficou disponível para o que Deus estava a fazer. Quando Deus diz “vai para aqui”, ou “vai para ali”, muitos dizem, “não, mas eu não sei fazer isso”. Bom, a história de José prova que quando nos deixamos dirigir por Deus, não há nada que não possamos/consigamos fazer, porque não há nada que Ele não possa fazer.

José passou de pastor a mordomo e mais tarde a governador do Egipto. Então deixa de limitar Deus ás tuas capacidades.

O tempo de José naquela casa tinha terminado. A lição que ele tinha para aprender ali estava terminada, mas o plano de Deus para a vida de José não terminava ali. Havia mais para aprender. Próxima paragem prisão. (Gn 39:20)

(...) os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:9

Imaginem o que José pensou quando foi acusado injustamente. Ele deve ter-se sentido injustiçado, deve ter pensado que Deus o havia abandonado, provavelmente na sua cela ele deve ter clamado a Deus e deve ter pedido o seu socorro. E certamente Deus o ouviu. José não virou as costas a Deus, mesmo sabendo que estava ali naquele lugar por causa de uma mentira. Seguramente não era ali que ele queria estar, mas era ali que Deus o queria. A penalidade egípcia para tentativa de violação era a morte, mas José foi apenas preso e ainda por cima ficou responsável pelos presos (Gn 39:21,22). Aqui se vê que Deus jamais o abandonou. 
Se Deus te colocou nalgum lugar que para ti não faz sentido, se foste injustiçado e foste parar à “prisão”, louva a Deus, porque há algo que Ele te quer ensinar.

A prisão remete-nos para uma mudança de conceitos e de estruturas
Liberdade condicionada, criminosos, pessoas más e pessoas boas, pessoas doentes, tudo isso é o que se encontra numa prisão. Apesar do seu percurso até chegar a prisão ter sido duro, José tinha estado com Potifar muito tempo e numa função relativamente boa, o que significa que não estaria habituado a este tipo de ambientes, mais hostis. Apesar de na prisão ele ter uma posição de destaque, facto é que o Homem foi feito para estar livre e não dentro de quatro paredes, a ver a luz do sol aos quadradinhos.
Por outro lado, José aprendeu a lidar com pessoas e certamente que aprendeu muito com elas. Digamos que Deus lhe ofereceu uma espécie de licenciatura em gestão de recursos humanos, que lhe seria muito útil mais tarde, quando foi indicado para governador do Egipto.

Na prisão somos obrigados a lidar connosco
E também com os nossos sentimentos, com as nossas feridas, com tudo o que nos vai na alma. Já falei de solidão anteriormente, porque no início do processo José foi obrigado a confrontar-se com ela, para poder depender de Deus, mas agora Deus volta a obrigá-lo a estar só. E na solidão somos obrigados a enfrentar os nossos fantasmas, na solidão tudo se torna mais duro, tudo é mais difícil. Ali Deus ensinou José a lidar com tudo o que ainda o prendia ao seu passado. Com a traição dos irmãos, com a dor de estar afastado dos pais que tanto amava, com a revolta de estar longe de casa e de tudo o que conhecia. Tudo o que ainda de alguma forma o impedia de alcançar a promessa, na prisão Deus curou.


Prisão também nos fala de espera 
José não sabia o que aconteceria de seguida, mas durante o seu percurso ele aprendera a confiar em Deus. Ele sabia que da mesma forma que Deus o colocara ali, também o tiraria. Mas reparem, esperar não significa estar parado. José ficou preso pelo menos dois anos. Nesse tempo não ficou apenas à espera que Deus o tirasse dali. Na prisão José soube ficar ainda mais perto de Deus. José aprendeu a ouvir a voz de Deus e a só falar na hora certa.

Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa. Gn. 40:14
A hora certa chegou quando o padeiro e o copeiro do Faraó foram presos e tiveram dois sonhos. José interpretou correctamente o sonho de ambos e o que ele disse aconteceu (Gn. 40), o cargo do copeiro-mor foi-lhe restituído e o padeiro-mor foi enforcado, tal como José havia dito. Não sei o que vocês vêem quando lêem esta parte, mas eu vejo um José desejoso de sair daquele lugar. A Bíblia diz que quando interpretou o sonho do copeiro, lhe pediu que se lembrasse dele e falasse dele ao Faraó.  Mas reparem no que o v.14 diz "rogo-te que uses comigo de compaixão". José estava a suplicar, "por favor ajuda-me, faz alguma coisa para eu sair daqui", foi o que ele disse basicamente.. A Bíblia não diz, mas provavelmente o copeiro terá respondido "claro que sim, não te preocupes". Mas mais à frente diz-nos que ele não só não se lembrou, como se esqueceu dele (Gn 40:23)

Imaginem o suplício que foi para José, ter de esperar que o copeiro se lembrasse dele. No fundo José acreditava que aquele sonho que interpretou não teria sido em vão, talvez até Deus lhe tivesse revelado que seria através daquele homem que ele seria liberto, não sabemos. Mas podemos tentar colocar-nos na pele dele... 

José deve ter sentido um entusiasmo enorme quando viu Deus dar-lhe aquela oportunidade de interpretar um sonho de alguém que trabalhava tão perto do rei do Egipto! Ele deve ter pensado "é desta que Deus me vai tirar daqui, vou ser salvo finalmente". Mas o tempo de Deus não é igual ao nosso. E José aprendeu essa lição da pior forma possível.

Passaram-se dias, semanas, meses, um ano e nada acontecia. Nada. José continuava preso, certamente a clamar diariamente a Deus pela sua libertação. Não sei quanto a vocês, mas para mim não há nada pior do que a espera. Esperar é duro. Ainda que saibamos que Deus trará o livramento, custa esperar. O ser humano não gosta de esperar por nada. José deve ter-se sentido frustrado, rejeitado, mas Deus é soberano e Ele nunca, jamais, o abandonou. 
Deus nunca te abandona. Agora mesmo Ele está a olhar para as tuas circunstâncias e Ele está a trabalhar a teu favor. Não desistas no meio da luta, porque a tua libertação vai acontecer. A Bíblia diz que "a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia" (Sl 37:39). Foi assim com José, será assim contigo e comigo. 

Descansa no SENHOR, e espera nele. Salmos 37:7
 
Deus quis ensinar José que aqueles que sabem esperar recebem a sua recompensa no tempo certo. E assim foi, dois anos depois quando o Faraó teve um sonho e precisou de alguém que o interpretasse, o copeiro-mor lembrou-se daquele homem que conhecera na prisão (Gn 41:9). O seu tempo era chegado, Deus havia aberto as portas para um novo tempo na sua vida. 

Lê a Parte I e a Parte III deste texto. 

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

3 comments:

  1. A nossa alma quando é alimentada por um grande sonho, jamais pode ser a parte da nossa vida que se perde em vão, basicamente temos de agarrar os sonhos que vão alimentando o nosso dia-a-dia e permitir que o arquitecto dos sonhos trabalhe em nós. Por excelência conseguimos alcançar a grandeza da nossa imaginação e encontrar no horizonte o linear dos pensamentos, basta acreditar que existe um propósito ao qual estamos convocados. Estás disposto/a a faltar a este encontro?

    ReplyDelete
  2. Olá Querida!!! Quanto tempo mesmo, nossa que saudades de seus textos! Muito abençoado esta palavra, devemos colocar dentro do coração de nossos sonhos e jamais esquecê-los de levá-lo adiante, José venceu porquê foi cabeça e não calda, tomou posse da palavra de Deus.

    bjus
    Deus abençoe
    http://maisquecharmeoficial.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Isso quer dizer que se 20 crianças e 2 mulheres grávidas morrerem num atentado terrorista Deus está a ensinar... o quê? Até eu consigo adivinhar o que Deus quer que tu faças com este comment. Deus quer que o apagues e jamais permitas que seja visto aqui no blogue. Vá, faz o que Ele quer!!!

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.