Friday, June 22, 2012

EU, ZAQUEU


"Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com as minhas estruturas, sara todas as feridas" cantava no meu portátil há pouco Aline Barros... Enquanto a ouvia pensava naquele homem de pequena estatura de que a Bíblia fala em Lucas 19.
Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. (vs.1,2)


Jesus estava a chegar a Jericó e todos certamente queriam vê-lo, conhecê-lo, falar com ele. O seu nome era conhecido, os seus feitos chegavam pelas vozes do povo, um pouco por toda a parte. 

Zaqueu conhecia essa sensação. Também ele era conhecido em Jericó. Mas, ao contrário de Jesus, ele era conhecido pelos piores motivos. Ele era publicano. 

E, para quem não sabe, um publicano eram um cobrador de impostos... Ocorre que naquele tempo muitos publicanos eram conhecidos não pelo seu trabalho honesto, mas por serem ladrões e por cobrarem mais do que deviam ao povo, por isso eram repudiados tanto por judeus, como por fariseus.


Zaqueu, pelo que nos conta a história, parecia estar no saco dos cobradores de impostos corruptos e por isso seria persona non grata. O seu nome metia respeito, volto a dizer, pelos piores motivos, todos o temiam, pelos piores motivos. Ele batia à porta e ninguém certamente o convidaria para tomar chá.

Será que acontece isso contigo e comigo? Pelo que será que somos conhecidos? Será que quando chegamos nos convidam a entrar ou desejam ver-nos pelas costas? Quando nos aproximamos todos se alegram pela nossa presença ou somos como Zaqueu, persona non grata? Será que as pessoas querem estar perto de nós ou será que dizem "lá vem aquele caloteiro, pediu-me dinheiro emprestado e nunca mais me pagou", "lá vem aquela chata, sempre a dizer mal de toda a gente", "lá vem aquele, está sempre mal disposto, parece que todos lhe devem e ninguém lhe paga"... 


Quem és tu? O Jesus que todos querem ver, conhecer, "provar" ou o Zaqueu, de quem todos fogem?

Zaqueu quis conhecer este Jesus de quem provavelmente já teria ouvido falar muito. A Bíblia não nos diz, mas eu penso que talvez ele tivesse curiosidade... "Será que Ele é mesmo como dizem? Será que ele cura mesmo? Será que Ele lê mesmo o que vai dentro do nosso coração?"
Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. (vs.4)

O seu desejo era tão forte que fê-lo subir a uma figueira, a sua vontade de conhecer este Jesus era tão grande que o fez subir a uma árvore. Reparem bem, ele, Zaqueu, um homem rico, mal ou bem um homem com uma imagem a manter diante do povo, subiu a uma árvore para ver Jesus, nem que fosse ao longe.

A cidade devia estar cheia, certamente todo o povo queria tocar em Jesus e queria conhecê-lo, por isso Zaqueu, sendo de "pequena estatura" teve de ser criativo. Ele tinha de ver Jesus e estava ali mesmo ao lado uma árvore... porque não usá-la?

Sabem, com Deus, às vezes temos de ser criativos. Às vezes o que outros fizeram não funciona connosco. Às vezes a multidão impede-te de chegar a Jesus. Às vezes as vozes do povo confundem-te, os seus conselhos distraiem-te. Às vezes as circunstâncias cegam-te. Às vezes as pedras fazem-te tropeçar. Às vezes as tarefas do dia-a-dia, as lutas diárias no trabalho, as guerras em casa, os amigos, a escola, a família, o casamento, os filhos.  Às vezes há muita "gente" a impedir-te de chegares ao Mestre e a tua única alternativa é subires à árvore mais próxima. 

A alternativa às vezes é pouco ortodoxa. E talvez os outros condenem a tua criatividade. Talvez outros te apontem o dedo e digam "tá parvo, olha olha a subir a uma árvore, que vergonha". 

A forma que tu encontras para chegar ao Mestre vai fazer a diferença. Quando todos estão cá em baixo, tu conseguiste chamar a atenção Dele! Porque quando tu sobes à árvore Ele vê como o teu desejo de O encontrar, de O conhecer, é tão forte que te faz ignorar tudo à tua volta para conseguires chegar ao teu objectivo: ELE!

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desce depressa. Quero ficar em tua casa hoje. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. (vs. 5,6)


E sabes o que acontece quando tu O desejas mais do que tudo? Sabes o que acontece quando tu esqueces quem está à volta e sobes à árvore simplesmente porque O queres conhecer?

Ele chama-te pelo nome! Maria, João, Pedro, Ana, desce, vem ter comigo. "Zaqueu, desce depressa", disse Jesus. Ele sabia o seu nome e Ele chamou-o. "Quero ficar em tua casa hoje", continuou. Jesus quer entrar em tua casa. Mas Ele não quer ser apenas visita, Ele quer entrar e ficar por lá.

Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’". Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Eis que dou a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais".

Sim, Zaqueu era publicano, mas desde quando é que o nosso amado Deus faz acepção de pessoas? Jesus veio para os pecadores. Ele veio para o Zaqueu, para ti, para mim e para todos aqueles que O quiserem! E glória a Deus por isso! 

Glória a Deus porque podemos arrepender-nos, tal como Zaqueu se arrependeu, e toda a nossa vida pode mudar. Porque é isso que acontece quando alguém conhece este Jesus maravilhoso. Quando Ele te chama não há como ficares indiferente à Sua presença. Quando Jesus te toca, não há como a tua vida ficar igual.

Zaqueu prontificou-se a devolver tudo o que tinha roubado ao povo e ainda mais. Zaqueu teve um encontro com o Mestre.
Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (vs.9,10)

Não sei onde estás tu. Não sei qual é a tua cidade, qual é a tua Jericó. Não sei quem é a multidão à tua volta, mas sei de uma coisa, Jesus está perto, Ele quer-te conhecer. O que vais fazer? Vais ficar no meio da multidão? És pequeno, mas a tua criatividade pode fazer-te grande. Onde está à tua árvore? Procura-a e sobe-a rápido porque Jesus está a passar e Ele vai chamar por ti. Prontifica-te hoje a conhecê-Lo.  

Shalom

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.