Monday, June 3, 2013

DEFINIR PRIORIDADES: AS ESCOLHAS DE MARTA E MARIA


A propósito de decisões, ontem dei por mim a pensar em Marta e Maria e em prioridades. É de mim ou Maria sabia muito bem definir as dela? 

Jesus disse sobre o tema "Maria escolheu a boa parte" e isso já nos diz muito sobre esta menina.

Ora vejamos, Jesus e os amigos estão na cidade e Marta convida-os para comer qualquer coisa, descansar da viagem e tal. Como qualquer bom anfitrião, Marta (diz que ela o recebeu em sua casa - vs.38) está lá de volta dos tachos e das panelas, afinal Jesus é seu convidado e ela quer recebê-lo convenientemente. Corre de um lado para o outro a fazer o que é necessário. Imaginem a cena. Mexe o arroz, verifica a carne no forno, serve os aperitivos. Eu sei que estou a viajar na maionese, mas é só para vos deixar mais dentro da história. Alow me please :) 

E ali estão os convidados a deliciar-se com os petiscos e em amena cavaqueira quando provavelmente Jesus se torna o centro das atenções (bom, ok, Ele sempre foi). Talvez tenha começado a contar uma das sua parábolas, ou quem sabe estivesse a ensinar algo sobre um tema de interesse geral e todos queriam ouvi-Lo. (quem não quereria, certo?). Enquanto Marta fazia o trabalho da casa, Maria, sua irmã, sentou-se aos pés de Jesus. 

Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. 

Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!" Lucas 10:39,40

Ora, Marta estava demasiado ocupada para se sentar ali no sofá a ouvi-lo, não que ela não quisesse, porque de certeza que ela queria, mas se ela fizesse isso, quem ia lavar a loiça? Quem ia levantar os pratos e servir o jantar? Quem ia preparar tudo para que Jesus pudesse estar ali confortável a passar uma noite agradável? (again, continuem a imaginar...).

Geralmente esta é a parte em que as pessoas criticam Marta pela sua atitude. "Ah e tal Marta Marta, estava tão distraída com as coisas da vida quem nem se deu conta que tinha Jesus na sala e que devia aproveitar todo o tempo que tinha com ele."

Mas vamos lá colocar-nos no lugar dela (o que eu quero dizer na verdade é que já lá estamos...). Quando têm pessoas em casa, convidados importantes, não ficam também preocupadas em servi-los como deve ser? Vão para a cozinha, fazem as melhores entradas, preparam as melhores receitas e andam sempre de um lado para o outro para que nada fiquei frio, para que tudo esteja pronto a tempo, enfim dão o vosso melhor para que seja um tempo agradável e memorável. Certo? Pois Marta fez exatamente isso. 

Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada"Lucas 10:41-42

Então, se é assim, porque é que Jesus disse que Maria escolheu a boa parte? Se Marta fez tudo para O agradar? É que na verdade Marta não estava errada, aliás, acho que o objetivo de Jesus aqui não era demonstrar a atitude errada vs. a atitude certa, mas sim dar-nos uma lição sobre prioridades. 

Estás a querer dizer que não faz mal ser Marta? Sim, estou. "Dar prioridade a" significa "dar preferência a algo ou alguém em detrimento de outra coisa ou de outro alguém". Isso significa que há espaço para sermos Marta e sermos Maria, simplesmente quando tivermos de escolher ser apenas uma delas, a nossa escolha tem de recair sobre Maria. Prioritize people :) (eu sei, eu sei, ando muito english spoken nestes dias que correm, series americanas a mais, i'm afraid, my bad!)

Marta remete-nos para o "Fazer"; Maria remete-nos para o "Ser". Ambas fazem parte da nossa vida, mas reparem que, enquanto que para "fazer" precisamos de "ser", nem sempre para "ser" precisamos de "fazer". É por isso que o "ser" é prioritário, quando ambos são colocados na balança.

Reparem, com Marta aprendemos a servir, mas com Maria aprendemos a adorar. E uma necessita de viver com a outra, certo? Já pensaram que tal como Marta e Maria são irmãs, também o Serviço e a Adoração o são (se pensarmos, aliás, um pouco, servir é uma forma de adoração, mas isso é outra pregação)?

Jesus ama que O sirvamos, que façamos coisas para Ele. Ele ama quando o fazemos, se o fizermos de coração, mas é fácil como humanos deixarmos que o "fazer" nos leve a esquecer de "ser". Não é por acaso que Deus se apresenta como "Eu Sou" (Êx.3:4). O seu maior desejo é que O adoremos, como Maria O adorou, porque Ele procura aqueles que o adoram em espírito e em verdade (Jo 4:23), lembram-se?  

Remetendo-nos para a história que lemos, há momentos em que Jesus não quer que lhe sirvas um grande banquete, Ele só quer que Lhe faças companhia. Há momentos em que Ele deseja que deixes de ser a boa anfitriã e sejas simplesmente a sua boa amiga.  

Deixem-me fazer dois parêntesis:

1. Eu não estou aqui a defender que esqueçam dos vossos afazeres e das vossas obrigações. Não façam confusões e não dêem desculpas, estamos a falar de prioridades, portanto, temos de saber ser Maria, mas há um tempo para sermos Marta.

2. Aqui não cabem apenas as tarefas domésticas. Muitas vezes fazer para Deus não significa que estamos a fazer com Deus. Cuidado com o chamado "ativismo religioso". Fazer muitas coisas pode distrair-nos daquela "uma necessária" a que Jesus se refere. Também aí tenham sabedoria e saibam escolher a "boa parte". Definir prioridades é fundamental quando queremos combater o bom combate (II Tm 4:7). Há batalhas que não nos competem a nós combater, Paulo que o diga. 

Mas continuando, pensem no vosso namorado/a, marido, mulher, companheiro/a, um amigo/a, ou simplesmente em alguém de quem gostam muito. Aposto que adoram quando essa pessoa sai convosco, quando vos ajuda com qualquer coisa, quando vos oferece um presente no aniversário, quando vos liga ou manda uma sms, quando vos convida para lá ir a casa ou vos faz uma surpresa, certo? 

Mas aposto que, às vezes vocês não precisam de nada disso. Aposto que há momentos em que vocês só querem que essa pessoa especial pare para vos ouvir. 

Assim é também com Jesus. Há momentos em que apenas uma coisa é necessária, parar para O ouvir. 

Há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Ec. 3:1). Há tempo para cozinhar, limpar e arrumar, há sim tempo para fazermos todas essas coisas. Há tempo para ir às aulas, para ir às compras, para estar com os amigos, para ir à igreja, para estar nos ensaios, para trabalhar, para ver TV, para não fazer nada... e depois há momentos em que não vale a pena fazer muitas coisas, há momentos em que "apenas uma coisa é necessária" - estar aos pés de Jesus, a ouvi-Lo. Estar ali a adorá-Lo. 

A boa notícia é que as coisas deste mundo são passageiras, mas as coisas celestiais são eternas. A tua casa um dia vai ficar para trás, a tua vida, os teus bens materiais, mas a adoração, essa é a boa parte porque não te será tirada.

Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. II Coríntios 4:18

Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido. Mas a misericórdia do SENHOR é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos; Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir. Salmos 103:15-18

Sê uma Marta, mas nunca deixes que isso te impeça de ser Maria. Se uma escolha se impuser, não duvides, a tua prioridade é "ser" e não "fazer". A tua prioridade é adorar.

Shalom!


***

When things in your life seem almost too much to handle, when 24 hours in a day is not enough; remember the mayonnaise jar and 2 cups of coffee.

A professor stood before his philosophy class and had some items in front of him. When the class began, wordlessly, he picked up a very large and empty mayonnaise jar and started to fill it with golf balls.

He then asked the students if the jar was full.. They agreed that it was. The professor then picked up a box of pebbles and poured it into the jar. He shook the jar lightly. The pebbles rolled into the open areas between the golf balls. 

He then asked the students again if the jar was full. They agreed it was. The professor next picked up a box of sand and poured it into the jar. Of course, the sand filled up everything else He asked once more if the jar was full. The students responded With an unanimous 'yes.' 

The professor then produced two cups of coffee from under the table and poured the entire contents into the jar, effectively
filling the empty space between the sand. The students laughed. 


'Now,' said the professor, as the laughter subsided, 'I want you to recognize that this jar represents your life. The golf balls are the important things - God, family, children, health, friends, and favorite passions, things that if everything else was lost and only they remained, your life would still be full.

The pebbles are the things that matter like your job, house, and car. The sand is everything else, the small stuff. 'If you put the sand into the jar first,' he continued, 'there is no room for the pebbles or the golf balls. The same goes for life. 

If you spend all your time and energy on the small stuff, you will never have room for the things that are important to you.. So...

Pay attention to the things that are critical to your happiness. Play with your children. Take time to get medical checkups. Take your partner out to dinner. There will always be time to clean the house and fix the dripping tap.

'Take care of the golf balls first, the things that really matter. Set your priorities. The rest is just sand.'

One of the students raised her hand and inquired what the coffee represented. The professor smiled. 'I'm glad you asked'. 

It just goes to show you that no matter how full your life may seem, there's always room for a couple of cups of coffee with a friend.'

"Martha, Martha," the Lord answered, "you are worried and upset about many things,
but few things are needed —or indeed only one. Mary has chosen what is better, and it will not be taken away from her." Luke 10:41-42

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.