Tuesday, October 1, 2013

PRÓXIMA ESTAÇÃO: TRANSIÇÃO


Texto Atualizado a 2 Out. às 11:53 

Com o tempo que faz em Portugal, impõe-se escrever qualquer coisa. Não, não pretendo escrever sobre metereologia, e também não vou escrever sobre chuva (acho eu...), mas na verdade tenho pensado no outuno e em como esta é uma estação de transição e é sobre isso que vos quero falar hoje. 

Quando era criança aprendi que existem quatro estações num ano: primavera, verão, outono e inverno. Ao longo da vida aprendi a gostar mais de umas do que outras, mas descobri que todas elas têm a sua beleza e o seu encanto.

No nosso processo de crescimento e na nossa caminhada com Deus também passamos por várias estações. Às vezes é inverno, outras é verão e entre uma e outra, passamos sempre pela primavera ou pelo outono, a que eu chamo estações de transição. Estas nem são quentes, nem frias, são mais indefinidas, mas não rigorosas, são na realidade uma mistura entre a estação que passou e a que está a chegar. O inverno fortalece-nos, o verão renova-nos, mas o outono e a primavera são especiais, eles preparam-nos para amadurecer, para crescer, para receber o novo que está a chegar, seja ele bom ou (aparentemente) mau.E com tanta responsabilidade, estas são estações que não podem ser ignoradas, porque são essenciais na nossa vida. Fazem falta e fazem a diferença.

A boa notícia é que o relógio de Deus não é igual ao nosso e portanto, estarmos à porta do inverno não significa necessariamente que seja essa a estação em que vamos entrar também na nossa vida. ("que bom", estão alguns a pensar...).

Quando pensei no outono como estação de transição, pensei em mim, eu sinto-me em transição. Nem me dei conta de que se estivesse no outono isso significaria que iria entrar no inverno a seguir (oh God, outra vez não)...

E ultimamente sinto-me como aquelas personagens nos filmes quando vai acontecer algo extremamente importante mas que só os espectadores em casa conseguem perceber... aos meus olhos parece que não acontece nada. Não vejo absolutamente nada a acontecer. Se eu não tivesse a certeza de ter Deus comigo, ficaria na dúvida se Ele estaria a fazer alguma coisa (graças a Deus não é o caso).

Sinto que Deus está a olhar para mim e a ver o que vai acontecer, mas que eu ainda não vi a cena seguinte...

O verão natural distraiu-me, mas na verdade no mundo que não se vê eu tive chuva e usei várias vezes o chapéu para me proteger. Calcei as botas para atravessar rios de água que se acumulavam junto às portas e lutei contra a depressão típica de um tempo cinzento. Sim, tem sido inverno por estes lados e agora, ao escrever este texto, dei por mim a perceber que talvez, só talvez, eu não esteja a entrar no outono, mas na primavera. Talvez o verão esteja mais perto do que eu pensava. 

Os dias ainda estão mais frios para mim. O calor ainda não chegou na verdade, mas eu tenho fé de que chegará. O inverno foi relativamente rigoroso mas agora preparo-me para aos poucos mudar as vestes, para despir os casacos e tirar as meias e as botas e começar a calçar as sabrinas e depois as sandálias. É um processo que demora o seu tempo. Não podemos apressar as estações. Elas sabem o que fazer.

Deus leva-nos de estação em estação com amor. Ele criou as estações de transição para que possamos ter tempo para nos habituar ao novo tempo que está a chegar.

Não sei em que estação te encontras hoje, mas se também tu estás em transição, então este é o tempo que Deus te deu para te preparares para o que aí vem. Não queiras saltar etapas. Entre um degrau e outro, ainda há muito para aprender, muito para crescer,  muito para fazer.

Seja verão ou inferno, faça chuva ou faça sol, é tempo de te armares de todas as ferramentas que puderes para viveres a nova estação e poderes receber as promessas de Deus para a tua vida.

  • Muda as tuas vestes 

Uma nova estação exige roupas adequadas. É tempo de guardares a "roupa" da estação anterior e preparares-te para o tempo que aí vem. O que resultava na estação anterior, não resultará agora. Se estavas na prisão como José, talvez precises de trocar as tuas vestes por vestes reais para te assentares no trono. Se tens estado numa posiçao confortável talvez agora seja tempo de vestires a armadura para a guerra.

Será necessário tirares para fora do armário a roupa que usaste no ano anterior e que ainda te serve. Trás para o presente tudo o que aprendeste com eventuais erros que cometeste no ano que passou. Relembra os desafios que ultrapassaste e quais são as estratégias que ainda funcionam e que te podem ajudar a vencer os novos obstáculos desta vez. Os erros visam dois obejtivos: crescimento e aprendizagem. Usa o que aprendeste, não repitas os mesmos erros.

A roupa do ano passado nem sempre é suficiente. Talvez precises de adquirir "roupa nova". Faz uma lista das falhas que acreditas que o diabo poderá tentar usar contra ti (se ele puder, certamente ele vai usar) e desenvolve estratégias que te permitam prevenir e/ou combater esses ataques.

  • Limpa a casa

De estação em estação convém fazer uma limpeza. Guardar o que tem de ser guardado, deitar fora o que não interessa, fazer uma escolha do que já não se precisa. Limpa o sotão, sacode as roupas de cama, arruma as gavetas.

Este é o momento para analisares o que está a mais e veres-te livre disso. 

As palavras ferem. Se te sentes magoado com alguma situação, se o teu coração está ferido, ministra-te cura interior ou pede a alguém de confiança que ore contigo e te ajude a libertares-te desses sentimentos. Se precisas de perdoar alguém, perdoa. Se precisas de pedir perdão, pede. Guarda o teu coração (Provérbios 4:23), vais precisar dele, seja para a batalha ou para receberes as promessas de Deus na tua vida na estação seguinte.

Uma nova estação traz sempre novos desafios. Não queiras levar contigo mais peso do que podes suportar. Tu tens um limite de bagagem, respeita-o. O excesso vai-te prender lá atrás e impedir de caminhares em frente.


  • Reúne os essenciais da estação

Em todas as estações há elementos que não podem faltar. No inverno vais precisar de gorros, chapéu-de-chuva, canchecol, um bom casaco... Já no verão não convém esquecer os chinelos, o chapéu-de-sol, o protetor solar, etc. 

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

Efésios 6:13-18
Prepara-te para a chegada da nova estação com cuidado, para não seres apanhado desprevenido. Vigia. 
Sê prudente, para que quando os dias mais quentes ou mais frios chegarem, não ficares nem com um escaldão, nem totalmente ensopado/a. Mesmo o verão se pode transformar num pesadelo se não fizermos a nossa parte. Não substimes o poder das promessas de Deus. Mesmo para recebê-las é preciso estarmos preparados.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos. Efésios 6:13-18
Reveste-te da armadura de Deus, para que consigas resistir nas dificuldades. Ele já te concedeu a armadura, mas tens de ser tu a vesti-la. Parte de ti. 

Lê a Bíblia e vive-a diariamente. Faz da Palavra de Deus um estilo de vida e aprende a utilizá-la como proteção, tal como Jesus fez quando foi tentado no deserto. Ora, desenvolve um relacionamento de intimidade e da amizade com Deus. Quando tu és conhecido nos céus, és temido no inferno. Deus concedeu-te autoridade, usa-a! A Bíblia ensina que a carne milita contra o espírito. Então mais vale prevenir do que depois ter de remediar. Alimenta o teu espírito para que fiques mais sensível à voz de Deus e possas resistir aos ardis do inimigo.

 
  • Vive as oportunidades que cada estação te oferece

Primavera

A primavera é sempre a luz ao fundo do túnel. Depois de muito tempo de frio e chuva, ela sempre traz a esperança de que o dia de amanhã será melhor, de que o verão irá chegar, mas também chove na primavera e não é pouco. Há anos em que a primavera só mostra os raios de sol de forma muito tímida. O frio parece que acalma um pouco, mas por muito que se tente tirar as botas, há dias em que acabamos com os pés molhados. Não te deixes assustar por isso. Molha os pés as vezes que forem precisas e seca-os e volta a secá-los. A queda não determina a tua posição, exceto se escolheres permanecer ali. Levanta-te e olha para cima. Repara nas flores que timidamente começam a nascer e como aquilo que parecia triste e sem vida de repente começa a ganhar cor.

A primavera é estação de recomeços. Podes voltar a sonhar porque as portas que estavam fechadas de repente vão-se começar a abrir. As tuas promessas não foram esquecidas, tu não foste esquecido. Ele esteve sempre lá, a carregar-te ao colo, a abraçar-te, a enxugar as tuas lágimas. O inverno está a terminar, as lágrimas vão cair quando chegares ao fim da primavera sim, mas serão lágrimas de alegria.
Começa desde já a agradecer, porque o tempo de cantar chegou!

Verão

É o verão a chegar. Os teus sonhos começam a realizar-se. As promessas vão-se cumprir. Aproveita esta fase tão agradável, esquece as dificuldades que passaste e vive a leveza, a felicidade, a liberdade. Não é tempo de chorar, mas sim de rir, muito! Deus esteve a trabalhar a teu favor todo este tempo e agora é chegado o momento de colheres o que plantaste. Vive a vitória e saboreia os frutos da estação, depois de passares por tanto para sobreviver a um inverno rigoroso. O inimigo vai tentar queimar-te, mas tu estarás preparado porque tu sabes a quem deves tudo o que tens.Agradece a Deus porque conseguiste chegar até aqui. Ele foi e é a tua força! Agora que alcançaste a vitória não te esqueças que Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas (Rm 11:36).

Outono

No outono a inconstância domina. Chove, faz sol, está calor. Um tudo e um nada, mas Deus é a tua força. Mantém-te firme e constante, porque o teu trabalho não é em vão! (cf. sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. I Coríntios 15:58)
Vive a beleza desta estação. "Também a há?" Sim! O outono das castanhas assadas, do cheiro a terra molhada e folhas castanhas que caem das árvores e enfeitam os parques outrora verdes tem o seu encanto.

O outono desafia-te. Aceita o desafio e supera-te. Talvez precises de encontrar alternativas ao que sempre fizeste, mas não te deixes abater pelas nuvens que inundaram a tua vida de repente. Só porque não o vês, não significa que o sol não esteja lá...  
Luta contra a depressão, contra esse abatimento que te tenta atingir só porque de repente já não é verão. Não permitas que a mudança de estação te influencie negativamente, antes esforça-te para te manteres focado nas coisas boas que ela te traz.

Orar pode começar a ser mais difícil e às vezes vais-te sentir mais abatido do que é normal. O diabo vai começar a tentar minar a tua mente. A murmuração vai começar a tentar tomar conta de ti, mas Deus continua lá no mesmo sítio, à tua espera. Luta contra os pensamentos que visam destruir a tua fé. Vais precisar dela mais do que nunca na próxima estação. Pensa em fazer um propósito com Deus, começa a ler um livro que te ajude, muda as tuas rotinas. Vai à igreja mais vezes. Repete palavras de vida ao espelho. Renova-te. Mais do que nunca reúne tudo o que te possa edificar, as melhores pregações, as melhores músicas, os melhores amigos e enche-te. Alimenta o teu espírito. Lembra-te, o outono é tempo de transição, tens de te preparar! Adora-O em todo o tempo!

Inverno

O inverno... esse pode ter o melhor dos dois mundos. O Inverno do frio e da chuva e das camadas incontáveis de roupa, o Inverno das botas e das calças molhadas, o Inverno do trânsito que nunca mais acaba, o Inverno dos pijamas polares e do céu que deprime... Mas se o frio e a chuva afastam a malta da rua, também têm o condão de aproximar os casaisinhos apaixonados. 
O chocolate quente, a mantinha e um bom livro ao lado de uma boa companhia nunca pareceram um cenário tão perfeito numa tarde de domingo. Uma ida ao Starbucks para um daqueles cafés especiais com o nosso nome mal escrito ou um pastel de nata quentinho depois das intermináveis filas nos Pastéis de Belém parece que tem outra magia. 

O inverno não raramente dói.O frio quase parece afastar-nos de Deus, parece que Ele já não nos ouve, porque não nos responde. Calou-se de repente. Estamos no deserto à noite. Graus negativos gelam a nossa fé e lutamos para nos manter à tona da água, porque parece que nos estamos a afogar. Tudo corre mal. Há dias (muitos) em que só conseguimos chorar. E mesmo assim não nos sentimos muito melhor. Não nos apetece fazer nada. Somos acometidos por uma letargia sem explicação. De repente todos decidiram virar-se contra nós. O mundo parece que se uniu para nos tramar. O dinheiro escasseia. O desemprego assola-nos. Os sonhos foram interrompidos abruptamente. Tantas promessas que ouviste de Deus e agora não vês nada a acontecer. A tua família parece nunca ter nada de bom a dizer de ti. É oficial, não há chapéu-de-chuva que nos impeça de ser molhados, porque o vento sopra forte demais. 

Mas o inverno também tem coisas boas. É o momento de passares mais tempo em casa, na casa do Pai para ser mais precisa. Precisas de orar mais. Precisas de depender mais. Se não conseguires, chora, simplesmente chora, mas não deixes os pés de Deus. Ele é o único que te pode proteger das tempestades. E ele vai manter-te à tona da água quando te sentires a afogar. Estás a ser provado, estás a ser testado e a tua resistência depois deste inverno será muito maior. Quando chegar a primavera e o verão vais poder dizer "ebenezer, até aqui me ajudou o senhor". Vais poder sorrir e perceber que conseguiste, chegaste ao fim da prova e foste aprovado. Agarra-te a isso.

Hoje pode parecer que estás fraco e que não és capaz, mas ontem pensavas o mesmo e olha bem para ti, vê bem onde chegaste. Tu és capaz. Cai, mas levanta-te. A guerra ainda não acabou. O Grande Juíz ainda não decretou a sentença. Pode parecer, mas tu não vais morrer. Tu não falhaste. Tu não és um fracasso, não deixes que o inimigo continue a mentir-te. Não desistas, porque o que começou a boa obra em ti é fiel para completá-la! Ele está a aperfeiçoar-te (Filipenses 1:6). Ainda não sabes, mas Ele já te viu lá à frente, tu já conseguiste.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1

Shalom!

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.