Friday, March 4, 2016

A FORÇA QUE VEM DO ALTO


Recentemente estava a conversar com alguém e essa pessoa, que estava bastante em baixo, disse-me "há pessoas que são muito fortes, eu não sou". Acho que aquilo ficou a trabalhar no meu inconsciente, porque mais tarde dei por mim a pensar nessa tal força que, na óptica daquela pessoa, só alguns têm, e achei que seria um bom tema para abordar aqui.

A verdade é que todos nós, sem excepção, ou já passámos, ou estamos a passar, por alguma situação que achamos ser mais forte do que nós. Algo que nos faz sentir impotentes, frágeis, com vontade de desistir. Uma circunstância (ou um conjunto delas) que nos leva a um lugar tão sombrio e assustador que achamos que não vamos ser capazes de sair dele. E sentimo-nos fracos, emocionalmente falando. Só nos apetece chorar, fugir, ficar sozinhos, e sei lá bem mais o quê. Ficamos abatidos, tristes, infelizes e sentimos que não conseguimos mais continuar a lutar. Estamos sem forças.

Acho que cada um de nós tem uma forma diferente de lidar com a dor, sabe Deus que eu gosto de me enfiar na caverna... não sou ninguém para dizer que não nos podemos sentir assim, porque a realidade é que somos humanos e sentimos, sim. Há três anos atrás eu quase sucumbi a uma depressão. Uma situação complicada na minha vida mexeu de tal forma com as minhas emoções que só me apetecia chorar. Não me apetecia fazer absolutamente nada, só ficar ali quieta, calada e sozinha.

Como é que ultrapassei aquele momento e como é que dei a volta por cima, perguntam-me vocês? A sós com Deus. Não foram os meus amigos, não foram os meus pastores, não foi o meu marido.  Fui só eu e Deus mesmo.  Aliás, posso dizer-vos que o meu marido mais tarde me contou que orou e perguntou a Deus o que é que podia fazer para me ajudar e a resposta que recebeu foi "não faças nada". Acho que o que Deus queria dizer era: "Eu trato disso."

Se há coisa que tenho aprendido é que nos momentos difíceis não são os outros que nos valem. Não quer dizer que eles até nem estejam lá, às vezes estão. E também não quer dizer que não possam orar por nós e abraçar-nos. Às vezes ajuda. Mas, aquilo que te vai fazer sair do fundo do poço não é a mão de nenhum deles. A única mão que tem o poder de te ajudar a sobreviver a essa tempestade é a do Deus Todo-Poderoso!

Volto a dizer, eu não sou contra a ajuda de pessoas. Eu própria já ajudei e ajudo pessoas. Também já fui e sou ainda ajudada, mas uma coisa é o medicamento que te alivia as dores, outra coisa bem diferente é a cura total! As pessoas podem ajudar-te, mas o único que tem a cura para a tua dor é Jesus. 

Então mas afinal como é que posso ter forças para ultrapassar o sofrimento?


Reconhece o teu estado diante de Deus  

Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. I Samuel 1:10 
Sem medos, sem meias palavras, sem intermediários. Deus quer ouvir-te, mesmo que, às vezes, sejam apenas as tuas lágrimas a falar por ti. Eu chorei muito diante de Deus nessa época. Muito! E quando, finalmente, fui capaz de falar, dizia o que sentia no profundo do meu ser. Perguntava o que estava a fazer de errado. Dizia-lhe que não sabia se era capaz de suportar a dor. Agarrei-me aos braços do Pai, chorei no Seu ombro e deixei que Ele me abraçasse como ninguém mais podia.

Ana estava em sofrimento. Era estéril.  Diz a Bíblia que todos os anos, quando subia ao templo, Penina a irritava e Ana chorava e não comia. (I Sm 1:7). Humilhada, triste, frustrada, esta mulher chorava aos pés do Senhor, porque ela sabia que só Ele podia entender o estado do seu coração. E lembram-se que o sacerdote Eli até achou que ela estava embriagada quando a viu a chorar? Para ele pensar isto, imaginem como ela não estaria... Tentem colocar-se na cena e pensem, Ana devia estar em prantos.

Não importa qual é a tua dor, nem que nome tem o teu sofrimento, importa que há alguém que te vê, que te ouve e que pode fechar a tua ferida. Chora aos pés Dele. Entrega-Lhe a tua dor.


Aprende a orar

Dá ouvidos, Senhor, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas. Salmos 86:6
(...) combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Tiago 4:2 

Parece um cliché, mas a verdade é que a oração faz milagres. E muitas vezes nós ou não oramos ou oramos mal. Esforçamo-nos tanto a orar e jejuar, cansamo-nos tanto, e nada muda, já repararam? Não será que é porque estamos a usar a nossa força da forma errada? Talvez, só talvez, precisemos de mudar a forma como temos orado...

Quais têm sido as tuas súplicas? Se calhar a tua oração em todo este tempo de dor é pedir a Deus que te livre do problema, ou a pedir a Deus uma solução para o problema, ou então estás a fazer guerra espiritual contra o espírito que achas que te está a atormentar. E se isso veio à tua vida com o objetivo de te ensinar algo? De te curar de alguma coisa de que ainda precisas de te libertar? E se Deus te está a preparar para alguma coisa que te quer entregar? 

E mesmo que o diabo te esteja a tentar atormentar (afinal é o papel Dele), deixa-me lembrar-te de Jó. Um homem íntegro, reto e temente a Deus, que se desviava do mal (Jó 1:1). Ele era isto tudo e, no entanto, Deus permitiu que ele perdesse tudo. Casa, dinheiro, família, saúde... Aquele homem foi destruído e o que é que percebemos? Deus permitiu. Porquê? A resposta está em Jó 42:5: Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.

Deus quer que tu o conheças pelas tuas próprias experiências com Ele, não pelo que ouviste alguém dizer. 

A nossa oração precisa de ser,  primeiramente, de rendição e adoração. Submetermo-nos a Deus implica submeter também a nossa vontade em oração. Só rendidos seremos capazes de fazer uma oração eficaz, que é transformadora, que se manifesta no mundo espiritual e se consubstancia no mundo natural. Jesus ensinou-nos como fazê-lo em Mateus 6:9-13: 

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome... Adora-O. Exalta-O com os teus lábios. Diz-Lhe o quanto Ele é importante para ti, como O amas e como desejas honrá-Lo em tudo o que és. Diz-lhe que sabes que Ele quer o melhor para ti, agradece por Ele estar contigo todos os dias e jamais te abandonar... Agrade por te proteger mesmo no meio da dor, porque garanto-te, há sempre coisas boas a acontecer, se te esforçares para olhar com outros olhos.

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; Não importa como ou quando, precisas de crer que a vontade Dele é boa, perfeita e agradável, e precisas de desejar e pedir que ela se cumpra na tua vida. Tu não sabes tudo, mas Ele sabe. Aqui é que entra a tua fé. A fé diz "eu não sei o que estás a fazer, eu não entendo os teus caminhos, mas eu confio em ti, eu acredito que isto é o melhor". A fé diz "eu não sinto que seja capaz de suportar este sofrimento, mas eu sei que não me dás mais do que posso suportar, por isso por favor ajuda-me a não desistir". E a fé também diz "mesmo que não me dês o que eu quero, eu vou-te amar na mesma". Esta foi a minha oração muitas vezes. E esta também: "haja o que houver, eu sei que tu és Deus e que ninguém pode impedir o teu agir." 

O pão nosso de cada dia nos dá hoje; O amanhã pertence ao Senhor. Ele mesmo ensina-nos que o dia de amanhã cuidará de si mesmo (Mt 6:34). E também nos ensina a lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade (I Pe 5:7). Preocupa-te com o dia de hoje, com o pão fresco. Não te contentes com o pão duro da semana passada ou o pão cheio de bolor do ano anterior... Ele tem pão fresco para nos dar. Só precisamos de ir à padaria, todos os dias buscá-lo. É diário. Da mesma forma que a provisão financeira, que precisa de ser diária (porque todos os dias comemos, bebemos e vestimos) está garantida, também a provisão espiritual está à disposição de todos, para nos alimentar e nos fartar todos os dias.

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; É preciso que perdoes para seres perdoado. Isto é muito sério. Deixem-me colocar a coisa nestes moldes: o que é que acontece às pessoas que têm dívidas e nunca mais pagam? Dependendo daqueles a quem devem, ou acabam presas ou mortas. O mesmo acontece no mundo espiritual, a falta de perdão é uma dívida que precisa de ser saldada sob pena de te aprisionar e de te destruir, acabando, eventualmente por te matar, espiritualmente falando. No nome de Jesus perdoa essa pessoa, é imperativo que perdoes! A falta de perdão impede-te de alcançar tudo o resto. Não dá para saltar esta alínea. 

E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. O que dizer? A nossa oração termina como começou. A atribuir todo o poder, toda a soberania, toda a autoridade sobre tudo na nossa vida, a Deus. Ele é o único com capacidade para nos guardar e nos livrar. O Seu Espírito conduz-nos e a Sua Graça capacita-nos. Tudo é Dele, tudo vem Dele, tudo é para Ele. Nunca nos esqueçamos disso. A nossa vida não deve ser vista como um acaso. Quando estamos debaixo da Sua autoridade, todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8:28).




Fortalece-te Nele


Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:13

Vamos inverter a frase de Paulo: eu fortaleço-me em Cristo, por isso posso todas as coisas. A nossa força vem Dele. É isso que precisamos de entender primeiramente. O nosso problema muitas vezes é que queremos fazer tudo na nossa força. E a nossa força, regra geral, não é suficiente para enfrentar as tempestades, os ursos, os leões, os gigantes... A nossa força normalmente implica agir fora de tempo, no sítio errado, sem proteção e com as armas erradas. E agir desta forma vai-nos valer um cansaço totalmente desnecessário. E estou a ser simpática, porque quem vai à guerra despreparado, normalmente não sai dela só cansado, sai ferido. Ou morto. Valha-nos a Graça e a misericórdia do Pai. 

Porque quando estou fraco então sou forte. 2 Coríntios12:10

Qual é o segredo então para nos fortalecermos em Cristo, como fazia Paulo? Reconhecer a nossa fraqueza. Simples assim. É preciso reconhecermos a soberania de Deus e aceitá-la sobre a nossa vida. Diante Dele, nós somos pequenos e fracos, sim. Armarmo-nos aos cucos com Deus não é boa ideia... Ele vence sempre, garanto-vos. Ele é Deus forte, nós somos apenas pó, vasos de barro. 

Se Deus não estiver no lugar do condutor, Ele não vai poder pelejar por ti. Tu dizes que queres que Ele dirija, mas sentaste-o no lugar do pendura... Então? É preciso que tu deixes. É preciso que tu esqueças aquilo que ouviste a vida inteira, sobre a independência e a auto-suficiência. Sem Deus isso era o que te valia, é verdade, mas com Ele isso vale-te de muito pouco. Sabes porquê? Porque no mundo espiritual não podes combater com armas carnais. A tua força não chega. É por isso que o mundo está cada vez mais cheio de pessoas destroçadas, deprimidas, destruídas. Estão cansadas de lutar, porque lutam sozinhas. Contigo não tem de ser igual... 

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30

Queres que Deus seja a tua força? Então para de querer fazer tudo sozinho/a! Baixa a guarda, baixa as armas e entrega as tuas lutas nas mãos Daquele que sabe o que está a fazer. Ele é quem peleja por ti. Lança sobre Ele aquilo que te pesa, aquilo que te consome e deixa-O fazer o que Ele sabe fazer melhor. Deixa-O ser Deus! 


Confia (...), entrega o teu caminho (...), descansa no Senhor, e espera nele. Salmos 37:3-7

Fortalecermo-nos em Deus é uma decisão consciente de Lhe passar um cheque em branco. Tu assinas, mas deixas que Ele decida o que fazer com ele. É preciso confiar que Ele não vai trair a tua confiança e levantar mais do que tu tens para dar. É preciso entregar aquele cheque sem saber o que lhe vai acontecer... Será que vai ser levantado? Será que vai ficar guardado? É preciso descansar, sabendo que Ele é o melhor gestor que existe e que não fará nada que te prejudique. E, finalmente, é preciso esperares para veres o que vai acontecer. 

Desafio-te a tomares uma atitude hoje, no nome do Senhor Jesus. Assina o cheque. Confia. Entrega-Lhe tudo. Descansa. E espera. Ele sabe o que é melhor para ti e só assim poderá ser a tua força. 


Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:31

O teste mais difícil de todos é a espera. Esperar para ver não é para todos. Muitos ficam pelo caminho e, por isso, perdem a força. Desistem de esperar porque querem para agora. Não funciona assim com Deus. Com Ele ou é tudo ou nada. Ficar no meio é ser morno e Deus vomita os mornos. Mas a promessa para os que permanecem e esperam, confiando que Ele fará o melhor no tempo certo, é maravilhosa. Forças renovadas e asas de águia... Uau! Sabiam que as asas de águia têm uma grande resistência? E que têm uma lubrificação própria que evita que as penas se encharquem na chuva? E que o facto de serem compridas lhes permite planar durante horas no céu? Não é incrível? É isto que acontece quando esperamos no Pai, somos fortalecidos, tornamo-nos resistentes, estamos protegidos das intempéries e recebemos o privilégio de planar, de nos sustentarmos nos céus, durante horas... Não é lindo? Mas há mais. Os que esperam no Senhor correm, mas não se cansam. Andam, mas não se fatigam.  




Felizes os que em ti encontram sua força. salmos 84:5

Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui






No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.