Tuesday, May 17, 2016

PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR



Há uns dias estava num congresso de adoração (ultimamente parecem pipocas, há-os por todo o lado e ainda bem, porque bem precisamos de [aprender a] adorar mais e pedir menos) e Deus falou comigo. No meu coração saltava a palavra 'santidade' e a frase 'voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor' e aquilo mexeu tanto comigo. Até escrevi umas coisas no caderno para não me esquecer e achei que devia pensar melhor no tema e dedicar-lhe um texto aqui no blog. 

(...) voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados. Marcos 1:2-4

João Batista foi a voz do que clama no deserto. Escolhido de Deus ainda antes de nascer, João era filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, uma das descendentes de Arão e prima de Maria, mãe de Jesus. Diz a Bíblia que Isabel e Zacarias andavam em justiça aos olhos de Deus e obedeciam de forma irrepreensível a todos os mandamentos e doutrinas do Senhor (Lc 1:6), mas que Isabel era estéril. 
Acho isto tão interessante. João era, antes de mais, um milagre, o filho desejado dos seus pais e o Senhor permitiu a esterilidade daquele casal, que O amava e O servia, porque tinha algo tremendo para fazer através da sua descendência. Às vezes também é assim connosco. Deus tem demorado a fazer algo na tua vida? Certamente Ele tem um plano maior que o teu. Deus é um Deus de propósitos. Ele pensa mais além do "eu" e do "agora". Espera com confiança, Ele sabe o que faz e certamente o fruto da tua espera será grande aos olhos do Senhor! 

E o menino crescia e se robustecia em espírito; e viveu no deserto até o dia em que havia de revelar-se publicamente a Israel. Lucas 1:80

João Batista era um homem com visão e propósito. Viveu no deserto até ao dia em que Deus o colocou no lugar certo. Muitas vezes não entendemos que Deus tem um tempo para tudo. E sim, há um tempo para viver no deserto e aprender a estar só, e só com o Pai. Como é que queremos que o Senhor nos use e se revele a nós se não somos capazes de estar no meio da adversidade com Ele? Queremos fazer e acontecer, mas esperar é para o irmão do lado. Não funciona assim, lamento. Primeiro crescemos, fortalecemo-nos no espírito, como João, e aprendemos a viver no deserto e então, no dia em que o Senhor nos chamar, Ele mesmo nos revelará publicamente a Jerusalém, que é a Igreja do Senhor! Deus tinha um tempo para João e tem um tempo para ti e para mim. Não apressemos o relógio dos céus, que conhece o dia e a hora é o Senhor.

Pois ele será grande aos olhos do Senhor, jamais beberá vinho nem qualquer outra bebida fermentada, e será pleno do Espírito Santo desde antes do seu nascimento. 
E conduzirá muitos dos filhos de Israel à conversão ao Senhor, seu Deus. Ele avançará na presença do Senhor, no mesmo espírito e poder de Elias, com o propósito de fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, deixando um povo preparado para o Senhor”. Lucas 1:15-17

Pela descrição de Lucas e por outros textos, pensa-se que João Batista era nazireu, à semelhança de Sansão e Samuel. Os nazireus eram aqueles que na lei de Moisés se obrigavam por voto a abster-se de vinho e de todas as bebidas alcoólicas, a deixar crescer o cabelo e a não tocar em cadáveres.  Portanto, e é o que importa reter aqui, João era um homem consagrado a Deus, santificado, separado. Ele não era igual a tantos outros.  Ele era pleno, cheio, do Espírito Santo, já desde o ventre da sua mãe. Uau!

João foi escolhido por Deus e chamado para uma grande obra e não é possível fazer uma grande obra para Deus sem santificação. Porque sem santidade ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14). Nos dias de hoje não é diferente. É claro que não vamos agora tornar-nos nazireus, mas o que importa é a revelação que o Espírito Santo nos traz daí e confesso que só agora entendo o que Ele me queria dizer naquela conferência. É tempo de nos santificarmos, cada um de nós, filhos de Deus, para que outros possam também vir ao conhecimento da Verdade, que se chama Jesus!



Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós! Josué 3:5

[Santo no gr. hagios hb. Kadosh] quer dizer separado. É aquele que se separa do mal, e se dedica ao serviço de Deus. É o ato de santificar, tornar sagrado, santo; separado do mundo e do pecado; dedicado exclusivamente a Deus; ter uma vida de santificação.

Santidade é uma das características do Senhor, logo precisa de ser também nossa, já que nós fomos criados à Sua imagem e semelhança. E o chamado à santificação não vem do tempo de Jesus ou de Paulo, vem de muito antes. Lá no Antigo Testamento vemos Deus por várias vezes a falar da sua santidade e a exortar o povo a se santificar. "Eu sou santo", "eu vos santifico", "sereis santos", "eu vos separei", "vos santificarei" são expressões que lemos n vezes em toda a Bíblia.

Naqueles dias surgiu João Batista pregando no deserto da Judéia; e dizia: Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo”. Mateus 3:1

João pregava o arrependimento. E hoje ouvimos muita coisa por aí, mas menos do que devíamos sobre arrependimento e santificação. É preciso voltar à essência. É preciso entender que Deus é amor e Ele ama o pecador, mas Ele não compactua com o pecado. 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Portanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no Nome do Filho unigênito de Deus. João 3:16-18

Por amor Ele enviou o seu filho Jesus para morrer por todos nós, pelos nossos pecados, e pelo seu sangue nós fomos purificados, lavados, redimidos, se preferirem, e é por isso que hoje temos acesso livre e direto a Deus Pai, sem qualquer interferência ou mediador, a não ser o próprio Jesus - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem (1 Timóteo 2:5).

O sangue foi o meio que Deus usou para nos santificar, porque Ele é Santo e só os santos podem viver com Ele na Eternidade. Jesus venceu a morte, Ele ressuscitou e hoje está assentado à direita do Pai, a interceder por cada um de nós que Nele crê. Mas crer é tão mais do que dizer "eu acredito".

Produzi, sim, frutos que mostrem vosso arrependimento! Mateus 3:8 
 Pois, no passado éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Assim, andai como filhos da luz... Efésios 5:8
Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3

O "crer" em Jesus implica transformação e acção contínua. É inevitável que exista um "antes de Cristo" e um "depois de Cristo". Porque quem tem um encontro com Jesus não permanece mais igual. Da mesma forma que Jesus morreu para nos dar vida eterna, quando o recebemos na nossa vida como Senhor e Salvador, a nossa velha natureza, pecadora, morre espiritualmente falando e nasce um Filho de Deus (Jo 1:12), revestido pelo sangue de Jesus e acompanhado pelo Espírito Santo, que vem habitar em nós, para nos convencer de todo o pecado, justiça e juízo (Jo 16:8).

Ora, os filhos de Deus são "filhos da luz", portanto devem andar, como lemos em Efésios, "como filhos da luz". E isto não é para quem conheceu Jesus ontem ou hoje, é para todos nós, tenhamos 2, 20 ou 40 anos de cristianismo. É necessário nascer de novo para ver o reino de Deus e isso só é possível se nos arrependermos e deixarmos velhos hábitos. Arrependimento e santificação são para os nossos dias e não são negociáveis. Porque o Homem tem um natureza pecadora, sempre haverá uma luta constante entre carne e espírito dentro de nós, pelo que até ao dia em que formos para junto Dele, precisamos de, constantemente, olhar para dentro de nós e avaliar o que precisa de ser mudado, o que está errado, o que tem de ser curado, perdoado... às vezes são palavras, atitudes (ou não atitudes), outras vezes são sentimentos que guardamos, más escolhas que fazemos... 

Aquele que afirma: “Eu o conheço”, e não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele; mas todo o que guarda a sua Palavra, neste o amor de Deus tem verdadeiramente se aperfeiçoado. E dessa forma sabemos que estamos nele. Quem declara que permanece nele também deve andar como Ele andou. I João 2:4-6


É urgente produzirmos fruto de arrependimento como pregava João Batista.  O evangelho é muito mais prático do que teórico. Jesus ensinou a Palavra praticando-a. Ele próprio é a Palavra. Não existe cristianismo sem cruz e cruz é a maior lição de obediência e amor prático alguma vez vistos. Jesus obedecia ao Pai, era totalmente dependente Dele e fazia o que via o Pai fazer - Eu digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. (João 5:19)

Como então seremos Filhos se não fizermos o que o Pai faz? Como ser Cristão se não andarmos como Cristo andou?


E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; 
Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão. Lucas 5:36-38

O Senhor procura os João Batistas deste tempo, porque a volta de Jesus está próxima. Da mesma maneira que João no seu tempo preparou o caminho para a chegada do Messias, agora é tempo de nós, filhos de Deus, nos levantarmos para preparar a segunda vinda de Jesus. Mas isso só é possível se vivermos como João Batista viveu. E não me refiro a usarmos roupas de pêlo e comermos gafanhotos, mas a sermos santificados, a termos uma vida separada do pecado, de tudo aquilo que sabemos que desagrada a Deus e a sermos cheios do Espírito. 

Deus quer derramar da Sua presença em nós, mas se os nossos odres estiverem velhos, eles vão romper, não vão ser capazes de conter aquele vinho novo. E quanto desperdício tem havido por aí. Deus derrama, mas logo a pessoa está vazia e sem nada para dar de beber a outros... É tempo de nos voltarmos para o Pai, de nos arrependermos, de nos santificarmos e de nos renovarmos, para que sejamos cheios da Sua Glória e então possamos impactar esta geração.


Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional;

e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1,2

Jesus está aí. Não sabemos quantos anos mais demorará, mas facto é que os sinais estão para quem quiser entender. A Palavra diz que não saberemos o quando, mas alerta-nos para discernirmos os tempos e dentro de pouco tempo Aquele que vem virá, e não tardará (Hebreus 10:37). É tempo de nós, Igreja do Senhor, nos levantarmos e de cada um de nós fazer a sua parte. Ninguém dá o que não tem. Então sejamos cheios para irmos e enchermos outros! Sejamos os João Batistas deste tempo, preparemos o caminho e anunciemos a vinda Daquele que batiza com o Espírito Santo e com fogo, Aquele cujo nome é sobre todo o nome! Anunciemos Jesus! Aleluia! 

Preparem no deserto o caminho do SENHOR, na estepe, abram uma calçada para o nosso Deus.Que os vales sejam levantados e as montanhas e colinas, rebaixadas; que os cimos dos montes sejam aplanados e os terrenos escarpados sejam nivelados. Isaías 340:3,4
Cumpriu-se o tempo e está chegando o Reino de Deus; arrependei-vos e crede no Evangelho. Marcos 1:14,15

Shalom! 

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui


No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.